A música é foi introduzida na capoeira como forma enganar os escravizadores, para que acreditassem que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem.
Determina o ritmo e o estilo do jogo durante a roda de capoeira. Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas.
As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma pessoa simples. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir.
O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. Os outros instrumentos são: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos freqüência o ganzá e o agogô
Leia mais: http://www.presenteparahomem.com.br/capoeira-historia-e-curiosidades-do-esporte-cultura-popular-brasileira/#ixzz11b7aZqkq
Nenhum comentário:
Postar um comentário