* Mestre Pastinha começou a treinar capoeira por intermédio de um africano que o viu apanhar de um rival em sua infância. Mesmo depois de perder a visão era temido por quem jogava com ele.
* Dos 50 golpes bem aplicados da capoeira que Mestre Bimba ensinou, 22 eram mortais.
* Segundo Mestre Noronha, o berimbau em seu tempo, era uma arma maligna e mortal. A verga (o pau do berimbau), era usado como porrete e a varinha servia para furar os olhos do adversário que tivesse má conduta. Isso foi durante a época em que a capoeira era proibida.
* No final do século XVIII, no Rio de Janeiro, as aventuras dos capoeiras eram de tal jeito que o governo, através da portaria de 31 de outubro de 1821, estabeleceu castigos corporais e outras medidas de repressão à pratica de capoeira.
* Na Bahia, os capoeiristas se distinguiam dos demais negros porque usavam uma argolinha de ouro na orelha, como insígnia de força e valentia, e o nunca esquecido chapéu à banda.
* Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições.
Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de votos na urna. Vencia as eleições o candidato que dispunha de maior número de capoeiras.
* Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.
* Antes do arame, a linha do berimbau era feito de tripas de animais.
Leia mais: http://www.presenteparahomem.com.br/capoeira-historia-e-curiosidades-do-esporte-cultura-popular-brasileira/#ixzz11b82ycYO