quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Curiosidades



* Mestre Pastinha começou a treinar capoeira por intermédio de um africano que o viu apanhar de um rival em sua infância. Mesmo depois de perder a visão era temido por quem jogava com ele.

* Dos 50 golpes bem aplicados da capoeira que Mestre Bimba ensinou, 22 eram mortais.

* Segundo Mestre Noronha, o berimbau em seu tempo, era uma arma maligna e mortal. A verga (o pau do berimbau), era usado como porrete e a varinha servia para furar os olhos do adversário que tivesse má conduta. Isso foi durante a época em que a capoeira era proibida.

* No final do século XVIII, no Rio de Janeiro, as aventuras dos capoeiras eram de tal jeito que o governo, através da portaria de 31 de outubro de 1821, estabeleceu castigos corporais e outras medidas de repressão à pratica de capoeira.

* Na Bahia, os capoeiristas se distinguiam dos demais negros porque usavam uma argolinha de ouro na orelha, como insígnia de força e valentia, e o nunca esquecido chapéu à banda.

* Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições. 
Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de votos na urna. Vencia as eleições o candidato que dispunha de maior número de capoeiras.

* Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.

* Antes do arame, a linha do berimbau era feito de tripas de animais.


Leia mais: http://www.presenteparahomem.com.br/capoeira-historia-e-curiosidades-do-esporte-cultura-popular-brasileira/#ixzz11b82ycYO

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A luta dos berimbaus

A música é foi introduzida na capoeira como forma enganar os escravizadores, para que acreditassem que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem.
Determina o ritmo e o estilo do jogo durante a roda de capoeira. Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas.
As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma pessoa simples. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir.
O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. Os outros instrumentos são: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos freqüência o ganzá e o agogô


Leia mais: http://www.presenteparahomem.com.br/capoeira-historia-e-curiosidades-do-esporte-cultura-popular-brasileira/#ixzz11b7aZqkq

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os Golpes

Os Golpes

A Capoeira (de Angola) tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no
entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. Assim como a
música tem apenas sete notas. Os seus principais golpes são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de
Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Rapa

Rapa...
O rapa é um jogo semelhante à capoeira, praticado nos quartéis, morros e terreiros onde um indivíduo no centro de uma sala, com outros ao redor, ginga e subitamente aplica uma banda ou uma rasteira em um dos participantes.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Três estilos de Capoeira

Três estilos da capoeira

A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os Praticates de Hoje

Os Praticantes de Hoje

A Capoeira é praticada por crianças, jovens, velhos, homens, mulheres, gordos e magros. A Capoeira é uma arte que se caracteriza pela inexistência de contato físico com o outro jogador, entretanto existem as rodas chamadas de "quebra jereba" onde o jogo é para valer, porém este tipo de roda é rara e não são todos os alunos que participam geralmente só formados, professores e Mestre.

sábado, 1 de maio de 2010

O que é ser capoeirista?

O que é ser capoeirista?
Ser capoeirista é muito mais do que aprender a lutar bem. É preciso entender as características da luta e sua origem histórica.
Nada foi escrito ou estipulado. Porém, a capoeira tem as suas regras muito bem definidas e que foram sendo transmitidas oralmente de capoeirista para capoeirista.
Nada pode ser inventado na capoeira posto que ela provém da prática e não da teoria, apesar de ter alguns princípios teóricos, somente podendo ocorrer o aperfeiçoamento e o desenvolvimento técnico.
Devido à sua origem histórica, assim como o escravo que se via diante de mais de um opositor, o capoeirista também tem de ser liso, esperto e oportunista, tendo em vista que na capoeira não há confronto direto nem medição de forças. O que manda é a habilidade, a agilidade e a malícia do jogador.
O capoeirista com qualidades tem que ter habilidade, flexibilidade e agilidade para atacar e se defender de seu adversário com a mesma rapidez usando todos os recursos que tiver.
Fora da roda de capoeira, a defesa da liberdade em todos os sentidos, a honestidade consigo mesmo e com os outros, o respeito tanto ao fraco tanto quanto ao forte devem orientar a sua vida.
Viver para a capoeira, isto é ser um capoeirista!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O jogo mais demorado de mestres Bimba

O jogo mais demorado do Mestre Bimba
A luta de Bimba que demorou mais tempo durou um minuto e dois segundos.

sábado, 24 de abril de 2010

Caxixi

Caxixi...
O caxixi, além de marcar presença nas rodas de capoeira, é também utilizado pelos pais dos candomblés e Angola para acompanhar certos cântigos.