quarta-feira, 16 de março de 2011

EVENTO DISCUTE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CAPOEIRA ANGOLA

EVENTO DISCUTE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CAPOEIRA ANGOLA
Autor: Genilson Coutinho


A Proposta do Projeto “NO VENTRE, A CAPOEIRA” tem como finalidade potencializar a participação feminina no universo da Capoeira Angola, refletir sobre sua prática e filosofia. O evento terá início em 19 de fevereiro de 2011, estendendo-se no mês de março focalizando a participação da mulher. Seguindo em abril com essas mulheres e demais participantes do AJPP–CECA e toda a comunidade, homenageando Mestre Pastinha. Encerrando com chave de ouro no dia 09 de abril de 2011.

Os encontros acontecerão sempre das 14:00 às 18:30. Totalizando sete encontros aos sábados, incorporando à proposta, a tradicional homenagem ao Mestre Pastinha no dia 05 de abril (terça feira), aberto ao público em geral. O encerramento do I SEMINÁRIO: “NO VENTRE, A CAPOEIRA”, acontecerá no dia 09 de abril a partir das 14:00 aberto a participação do público em geral. Teremos a honra de receber ilustres convidadas, mulheres de grande relevância no contexto político-sócio cultural da Bahia. Essas mulheres nos felicitarão com intervenções nas rodas de prosas, oficinas e performances artísticas. São profissionais de diversas áreas do conhecimento e contextos sociais ao qual estamos inseridas. No encerramento do evento estaremos homenageando com o Troféu que leve o mesmo nome do evento, O Mestre João Pequeno e sete mulheres que representam a força de participação e transformação da mulher na roda da vida e da capoeiragem. As homenageadas, só serão reveladas ao público no dia 09 de abril de 2011.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Bloco da Capoeira invade o Campo Grande sob comando de Tonho Matéria


Bloco da Capoeira invade o Campo Grande sob comando de Tonho Matéria

Clarissa Pacheco

Pelo quarto ano consecutivo no Carnaval de Salvador, o bloco da Capoeira traz, mais uma vez, para o circuito Osmar (Campo Grande) uma imagem diferente da que o público está acostumado a ver na folia baiana. O segundo bloco a entrar no Campo Grande em 2011, logo após a passagem de grupos independentes, traz uma coreografia específica. A roda de capoeira e o som do berimbau misturado ao samba-reaggae é o que predomina na passagem do bloco afro pelo circuito. Tonho Matéria comanda o grupo vestido de Guerreiro do Meio Ambiente.

Ao som das músicas Sete Visões e Canavial, duas composições mais recentes de Tonho Matéria. O idealizador do bloco encantou a avenida com a passagem de sete alas coreografadas, além de outros 500 capoeiristas, com a camisa do bloco. Este ano, os capoeiristas e percussionistas, homenageados da festa, trazem uma novidade para o circuito. O tema do bloco, “Meio Ambiente: as sete visões naturais da capoeira”, influenciou na decoração do trio elétrico e das fantasias, com conceito totalmente reciclável. O painel intitulado “Telas Ortofônicas”, que decora o trio elétrico do bloco, é assinado pelo artista plástico Yosh. Já as fantasias das alas têm o desenho dos meninos do projeto Mangangá.

O Bloco da Capoeira fez, esta noite, seu único desfile no Carnaval de 2011. O cantor Tonho Matéria volta a se apresentar na folia na próxima segunda-feira, 7, às 12h30, no Campo Grande, com a gravação de um DVD em homenagem a Neguinho do Samba. No circuito Barra-Ondina, o artista se apresenta às 20h no Projeto Especial Afro Pop, Percussão e Capoeira, ao lado da amiga Margareth Menezes e convidados.